Tempo quente no arquipélago da Madeira entre os dias 5 e 9 de Agosto de 2016

A situação sinótica neste período foi caracterizada por um anticiclone localizado na região dos Açores estendendo-se em crista em direção ao Golfo da Biscaia.

O arquipélago esteve assim sob a influência de uma massa de ar quente e seco inserida na circulação do anticiclone com teta SW entre os 14 e 16 ºC (figura 1).

Mada.jpg

Figura 1-  Teta SW aos 8s0hPa (ºc)

Foram registados valores elevados de temperatura mínima, superior a 21º C (noites tropicais) e de temperatura máxima superiores a 30ºC, em especial nos dias 05, 08 e 09 ( tabela  1).

Como a massa de ar neste período não sofreu alteração significativa, é possível que as temperaturas tenham sido muito elevadas devido ao efeito orográfico.

Entre os dias 05 e 09, a humidade relativa no topo das montanhas era inferior a 30%, este ar seco ao descer a encosta sul da ilha da Madeira, torna-se mais quente e seco com o aumento da pressão atmosférica por compressão adiabática (efeito de foehn).

As temperaturas elevadas, humidade relativa baixa e o vento neste período contribuíram para um aumento do risco de incêndio.

Made.jpg

Tabela 1 : Temperaturas mínimas e máximas registadas em alguns locais da Ilha.