Noite tropical de 23 para 24 de Julho de 2016

No fim-de-semana de 23 e 24 de Julho de 2016 a situação sinóptica era caracterizada por um anticiclone localizado a nor-noroeste do Arquipélago dos Açores e que se estendia em crista em direção ao Golfo da Biscaia e por um vale invertido desde o norte de África até à Península Ibérica. A massa de ar quente transportada na circulação conjunta do anticiclone e do vale invertido tinha valores de TetaSW a variar entre 16 e 18ºC (modelo do ECMWF).

Figura 1 – Previsão das 12 UTC do dia 23/07/2016 do modelo ECMWF para a Temperatura a 2 m (ºC) para as 06 UTC do dia 24/07/2016.

Para além de temperaturas máximas muito elevadas durante este fim-de-semana, também a noite sábado para domingo registou temperaturas mínimas elevadas, atingindo em alguns do locais do continente valores superiores a 20 ºC, as denominadas noites tropicais. Na Tabela 1, estão algumas das temperaturas mínimas mais altas registadas na rede de estações do IPMA.

Tabela 1 – Valores mais elevados da temperatura mínima em Portugal continental registados na noite de 23 para 24 de Julho de 2016.