Fogos e tempo quente sobre Portugal continental e arquipélago da Madeira entre os dias 5 e 10 de agosto 2016

Através da imagem visível (cor natural) capturada pelo instrumento MODIS a bordo de um satélite da NASA no dia 10 de Agosto às 12:00 UTC, podem identificar-se os inúmeros incêndios que lavravam sobre Portugal Continental (assinalados a vermelho), assim como as respetivas plumas de fumo (cor acinzentada/acastanhada clara) que atingiam o oceano Atlântico a centenas de quilómetros da costa, essencialmente para sudoeste, assim como também ligeiramente para oeste.

De forma semelhante, através de uma imagem análoga sobre o arquipélago da Madeira do dia 10 de Agosto às 12:05UTC, podiam identificar-se os vários incêndios (assinalados a vermelho) sobre a ilha da Madeira, assim como o fumo que se propagou várias centenas de quilómetros para sudoeste (cor acinzentada/acastanhada clara) da ilha.

Estes incêndios na ilha da Madeira afetaram sobretudo o concelho do Funchal e obrigaram à evacuação de milhares de pessoas, com centenas de desalojados e 3 mortos a lamentar.

O estado do tempo no território do continente entre os dias 5 e 8 de agosto foi influenciado por uma massa de ar tropical/equatorial modificado com trajeto continental, transportada na circulação conjunta de um anticiclone localizado sobre o Golfo da Biscaia e de um vale invertido que se estendia desde Marrocos até à costa ocidental de Portugal continental. Posteriormente, entre os dias 8 e 10 de agosto até ao início da manhã, a referida configuração sinóptica condicionou igualmente o estado do tempo no arquipélago da Madeira, embora com ligeiras flutuações na posição e intensidade do anticiclone, que se deslocou para oes-noroeste, e se posicionou a noroeste da Península Ibérica e intensificou. Este episódio originou tempo quente quer no território do continente quer no arquipélago da Madeira e foi propício à deflagração e propagação de inúmeros fogos florestais.

Até ao final de agosto em Portugal continental, o dia 7 de agosto foi o mais quente de 2016, com um valor médio da temperatura máxima do ar de 38.2°C e da temperatura mínima, de 19.1°C. Os valores mais elevados da temperatura máxima (superiores a 44°C) observaram-se em Mora, 44.8°C, Tomar, 44.7°C e Lousã, 44.6°C. No dia 7, em algumas estações (Porto – P. Rubras e S. Gens, Braga, Leiria e Mora), foram ultrapassados os máximos absolutos da temperatura máxima nas respetivas estações.

O valor mais elevado da temperatura mínima do ar foi de 27.9ºC e ocorreu na estação de Lisboa/Geofísico durante a noite de dia 6 para dia 7 e igualou o anterior máximo absoluto na referida estação (27.9°C em 2/8/2003).

Nomeadamente no arquipélago da Madeira, e em particular na região do Funchal, foram observados valores muito elevados da temperatura do ar durante a noite e durante o dia, e o dia 5 até às 16UTC, assim como o período compreendido entre os dias 8 às 06UTC e 10 às 04UTC, foi caracterizado como excecionalmente quente.

No período entre as 06UTC de dia 8 e as 04UTC de dia 10 na estação do Funchal cidade, a temperatura do ar foi sempre superior a 28°C; acima de 32°C em 92% do tempo e acima de 35°C em 35% do tempo. O valor mais elevado da temperatura máxima, 38,2°C, foi registado na estação do Funchal cidade no dia 9 às 16:10UTC, comparável ao valor mais elevado de que há registo na referida estação, 38,5°C, no dia 10 de agosto de 1976.

Adicionalmente, no dia 9 de agosto a temperatura mínima na referida estação foi de 29,6°C e ficou 3,7°C acima do anterior máximo, 25,9°C, que foi registado no dia 12 de agosto de 1976. No entanto, o mais relevante, reside no facto de entre as 00UTC e as 06UTC do dia 9 os valores da temperatura do ar terem oscilado aproximadamente entre 33ºC e 35ºC, pelo que a temperatura mínima de 29,6ºC não foi representativa do período noturno. No Funchal cidade, foram igualmente observadas temperaturas do ar da mesma ordem de grandeza, entre 33ºC e 35ºC até aproximadamente às 04UTC de dia 10, hora a partir da qual se iniciou uma descida significativa da temperatura, pelo que a temperatura máxima foi atingida durante a noite, contrariamente ao que é habitual.