Análise do RGB "Severe Storms" no dia 7 de Maio de 2016

No dia 7 de maio de 2016, uma superfície frontal atravessou o território continental de oeste para leste, dando origem a precipitação persistente, e por vezes forte, a partir do início da tarde.

Neste caso, procedeu-se à análise do compósito RGB designado por “Severe Storms” (utilizado nas horas de sol), com o intuito de identificar convecção embebida na superfície frontal fria e convecção no pós-frontal, bem como aferir a sua intensidade e fase de desenvolvimento.

1 – Imagem do RGB “Severe Storms” do dia 7 de maio de 2016 às 12UTC.

Situações A e B – A nebulosidade da superfície frontal fria (B) e as nuvens de convecção associadas ao centro da depressão (A) aparecem em tons avermelhados.

Situação C – Região da nebulosidade da superfície frontal fria que aparece em tons amarelados.

Composição do RGB “Severe Storms”:

R: WV6.2 – WV7.3 (-35 a 5K) com gama 1; esta diferença permite saber se existem ou não elevadas quantidades de vapor de água nos níveis altos, sendo que, aproximadamente, o WV6.2 tem o máximo de sinal para os 300 hPa e o WV7.3 para os 500 hPa.

G: IR3.9 – IR10.8 (-5 a 60K) com gama 0,5; esta diferença permite saber o tamanho das partículas de gelo, sendo que os cristais de gelo pequenos têm maior reflectância no IR3.9 do que os cristais de gelo grandes, quando à mesma temperatura. A presença de cristais de gelo pequenos está associada a convecção em fase de desenvolvimento ou maturação e a presença de cristais de gelo grandes está associada a convecção em fase de decaimento.

B: NIR1.6 – VIS0.6 (-75 a 25%) com gama 1; esta diferença permite aferir a espessura das nuvens (alta reflectividade das nuvens espessas na banda VIS0.6) e a sua fase (os cristais de gelo absorvem mais radiação do que as gotas de água na banda NIR1.6).

Assim, nas situações A e B, os tons são avermelhados porque:

– a diferença WV6.2 – WV7.3 é pequena, correspondendo a um conteúdo elevado de vapor de água nos níveis altos da troposfera.

– a diferença IR3.9 – IR10.8  é pequena, correspondendo à presença de cristais de gelo grandes.

– a diferença NIR1.6 – VIS0.6  é muito negativa, correspondendo à presença de nuvens espessas e compostas por gelo.

Peso dos canais RGB: Vermelho intenso (R), verde (G) e azul (B) pouco intensos.

Assim, na situação C, o tom é amarelado porque:

– a diferença IR3.9 – IR10.8  é grande, correspondendo à presença de cristais de gelo pequenos.

Peso dos canais RGB: Vermelho intenso (R), verde intenso (G) e azul (B) pouco intenso.

Pode-se concluir que:

A – É uma zona de convecção sem movimentos ascendentes muito intensos ou já na fase de decaimento.

B – É uma zona de nebulosidade da superfície frontal fria com elevada espessura e composta por gelo.

C – É uma zona de nebulosidade da superfície frontal fria onde o topo das nuvens é muito frio e/ou está coberto por pequenos cristais de gelo, indiciando nebulosidade com elevada espessura e topos muito altos ou convecção embebida com movimentos verticais intensos.