Definições

Cheia repentina

Cheia repentina de água em áreas baixas, geralmente produzida pela ocorrência de fortes chuvas numa região relativamente pequena durante um curto período de tempo.

Chuva forte

Precipitação, sob a forma de água líquida a qual, pela quantidade caída, tenha causado danos ou, ainda que estes não sejam reconhecíveis, seja percecionada como pouco habitual para a região onde for observada.

Geada forte/gelo

Deposição de uma camada de cristais de gelo em superfícies expostas, o efeito de reduzir a temperatura da superfície abaixo de 0 ° C / formação de uma camada de cristais de gelo por congelamento de água pré-existente numa superfície, o efeito de baixar a temperatura logo abaixo de 0 ° C.

Granizo e/ou saraiva

Precipitação de grãos de gelo (pedras de gelo amorfo transparentes ou translúcidas); não forma cristais como a neve e apresenta diâmetro variável; deverão ser considerados nesta categoria mesmo que não tenham causado danos ou estes não sejam reconhecíveis.

Neve

Precipitação de cristais de gelo, com dimensão variável; poderá ser considerada, ainda que não tenha causado danos ou estes não sejam reconhecíveis.

Nuvens em forma de funil (sem formar tromba) sobre o mar

Geralmente são nuvens de tempestade ou desenvolvimento vertical significativo, mas sem apresentar a rotação característica de uma tromba d’água.

Nuvens em forma de funil (sem formar tromba) sobre a terra
Nevoeiro

Suspensão de pequenas gotículas de água na atmosfera, o que muitas vezes reduz a visibilidade horizontal a 1 km abaixo da superfície do globo.

Ondulação forte

Refere-se a condições marítimas ou oceânicas em que há um aumento significativo na altura e intensidade das ondas, ocorrendo um estado do mar em que as ondas estão particularmente altas e poderosas.

Rajada de vento forte

Rajadas com uma intensidade tal que tenham produzido algum tipo de efeito apreciável por si visualizado.

Tromba sobre o mar

Turbilhão de vento, com diâmetro que pode variar entre alguns metros e dezenas de metros, cuja presença se manifesta por um cone nebuloso invertido em forma de funil que emerge da base de uma nuvem sobre a água (grande lago ou mar) e toca a sua superfície; este cone costuma ser visível pela água aspirada na sua circulação.

Tromba sobre a terra

Turbilhão de vento, com diâmetro que pode variar entre alguns metros e mais de 1 km, cuja presença se manifesta por um cone nebuloso invertido em forma de funil que emerge da base de uma nuvem e toca o solo; este cone pode ser visível pela presença de poeira, areia, água ou detritos vários levantados do solo.

Trovoada

Fenómeno meteorológico caracterizado pela ocorrência de raios e trovões.